O Lapf foi criado em 2008 no âmbito do Departamento de Educação da PUC-Rio, tendo sido registrado no diretório do CNPq entre 2009 e 2011. Seu objetivo foi a promoção da análise dos processos de agenciamento de identidades, memórias e territórios coletivos, em sua relação com os processos de produção e transmissão do conhecimento, tanto em suas modalidades escolares quanto não escolares. A partir de 2012, porém, suas atividades regulares foram encerradas. Este espaço permanece disponível como registro desta experiência de pesquisa e como meio para que seus antigos participantes eventualmente possam continuar divulgando e promovendo o tema.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Fórum de Educação Afirmativa Sankofa

Fórum Educação Afirmativa Sankofa

Entre os dias 7 e 10 de junho o Arquivo Nacional recebeu o Fórum Educação Afirmativa Sankofa, uma iniciativa do Ipeafro – Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros. O objetivo do Fórum foi abrir espaço para a discussão e debate sobre políticas afirmativas de diversidade e inclusão no ensino brasileiro em todos os níveis, contemplando a história e cultura da população afrodescendente.

Na terça-feira (08 de junho), o tema da mesa foi “Políticas Afirmativas: interface entre acesso e conteúdo” e contou com a presença da professora Elielma Ayres Machado (UERJ) que falou sobre “Ações Afirmativas nas Universidades Públicas: a Lei 10.639/03 como política de Ação Afirmativa”. A professora apresentou o projeto realizado no Nirema/PUC (Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente), em convênio com a UERJ, que tem como um de seus focos de análise o acompanhamento da implantação das políticas de ação afirmativa nas universidades federais e estaduais do Brasil desde 2003. Até agora já foram mapeadas 94 universidades federais e estaduais, dentre as quais 65 trabalham com políticas de ação afirmativa e 29 não apresentam nenhuma iniciativa. No que se refere a cotas para quilombolas, foram apresentadas três instituições: Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS/BA), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Na cerimônia de encerramento, realizada na quinta-feira (10 de junho), Dona Aparecida Silva Prudente, recebeu o Prêmio Ipeafro Sankofa. Dona Aparecida é mãe de Wilson Prudente, procurador do Ministério Público do Trabalho e de Celso Prudente, curador da Mostra Internacional do Cinema Negro.

Daniela Yabeta (Lapf-Puc/Rio) em 15/06/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário