O Lapf foi criado em 2008 no âmbito do Departamento de Educação da PUC-Rio, tendo sido registrado no diretório do CNPq entre 2009 e 2011. Seu objetivo foi a promoção da análise dos processos de agenciamento de identidades, memórias e territórios coletivos, em sua relação com os processos de produção e transmissão do conhecimento, tanto em suas modalidades escolares quanto não escolares. A partir de 2012, porém, suas atividades regulares foram encerradas. Este espaço permanece disponível como registro desta experiência de pesquisa e como meio para que seus antigos participantes eventualmente possam continuar divulgando e promovendo o tema.

sábado, 31 de outubro de 2009

Educação e Relações Raciais (produção científica)

Olá,
Seleionei algumas sugestões de livros on-line sobre o tema das "relações raciais e escola" para uso em sala e como ponto de partida para pesquisas bibliográficas mais amplas.
Boa sorte,
jm arruti



Caminhos convergentes: Estado e Sociedade na superação das desigualdades raciais no Brasil
/Orgs. Marilene de Paula, Rosana Heringer. - Rio de Janeiro : Fundação Heinrich Boll, ActionAid, 2009. 292 p.
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Acesso e Permanência da população negra no ensino superior
/ Maria Auxiliadora Lopes e Maria Lúcia de Santana Braga, organização. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade : Unesco, 2007. 358 p. (Coleção Educação para Todos ; v. 30)
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Ações afirmativas e combate ao racismo nas Américas
/ Organizador, Sales Augusto dos Santos. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. 400 p. – (Coleção Educação para Todos)
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Silva Jr., Hédio Discriminação racial nas escolas: entre a lei e as práticas sociais
/ Hédio Silva Jr. – Brasília: UNESCO, 2002. 96 p.
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Educação e ações afirmativas: entre a injustiça simbólica e a injustiça econômica
/ organização, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e Valter Roberto Silvério. – Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2003. 270 p. : il.
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História da Educação do Negro e outras histórias
/Organização: Jeruse Romão. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. 2005. ISBN - 85-296-0038-X 278p.( Coleção Educação para Todos)
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Identidade fragmentada: um estudo sobre a história do negro na educação brasileira: 1993-2005
/ Renísia Cristina Garcia. – Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007. 111p.
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Relações raciais na escola: reprodução de desigualdades em nome da igualdade
/ coordenação de Miriam Abramovay e Mary Garcia Castro. — Brasília : UNESCO, INEP, Observatório de Violências nas Escolas, 2006. 370p.
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Raça e gênero no sistema de ensino: os limites das políticas universalistas na educação
/ Ricardo Henriques. – Brasília : UNESCO, 2002. 100p.
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O Programa Diversidade na Universidade e a construção de uma política educacional anti-racista
/ Organização: Maria Lúcia de Santana Braga e Maria Helena Vargas da Silveira. – Brasília : Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2007. 190 p. (Coleção Educação para Todos ; v. 29)
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Educação na diversidade : como indicar as diferenças?
/ Organização : Jorge Luiz Teles, Cláudia Tereza Signori Franco. – Brasília : Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006. 228 p. : il. – (Coleção Educação para Todos, Série Avaliação ; n. 8, v. 25)
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