O Lapf foi criado em 2008 no âmbito do Departamento de Educação da PUC-Rio, tendo sido registrado no diretório do CNPq entre 2009 e 2011. Seu objetivo foi a promoção da análise dos processos de agenciamento de identidades, memórias e territórios coletivos, em sua relação com os processos de produção e transmissão do conhecimento, tanto em suas modalidades escolares quanto não escolares. A partir de 2012, porém, suas atividades regulares foram encerradas. Este espaço permanece disponível como registro desta experiência de pesquisa e como meio para que seus antigos participantes eventualmente possam continuar divulgando e promovendo o tema.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Roteiro para a elaboração de Situações Didáticas

Para a elaboração de Situações Didáticas
Designaremos “Situação didática” a unidade de ação-conteúdo elaborada e proposta pelo professor aos seus alunos em contexto de aula, tendo em vista a aprendizagem de determinados conteúdos, conceitos, relações etc. As SDs devem priorizar a simulação de situações que sejam próximas à experiência mais imediata e cotidiana dos alunos, de forma a dar realidade e tornar concreto determinados conteúdos abstratos, assim como abrindo oportunidade para que os alunos assumam uma relação crítica com tais conteúdos.
Recomenda-se, assim, que as SDs lancem mão de notícias, músicas, literatura, moda e outras situações.
Elementos recomendados na composição das SDs:
Disparador
O disparador é um elemento de provocação do professor em direção aos alunos que os ajude a se aproximarem, por meio da curiosidade ou do desafio, do campo de idéias que o professor pretende abordar. Pode ser uma pergunta, um breve exercício de investigação em recortes de jornais, a narrativa de uma ou mais estórias, a observação de uma foto ou de si mesmos etc.
Orientações para o professor abordar o conteúdo
Espaço para que se descreva detalhadamente a atividade relacionada ao conteúdo. Recomenda-se propor sempre uma atividade dinâmica, mas conforme aos conteúdos e habilidades desejada. Descreva se o desenvolvimento da atividade deve ser individual, em duplas ou grupos, ou coletivamente.
Sistematição ou Fechamento
Momento de fechamento da SD, que deve oferecer oportunidade dos alunos daem forma sistemática à experiência intelectual, sensorial ou afetiva proposta, modo de sistematizar a aprendizagem proporcionada.

Modelo sugerido

Antropologia e Educação

Título

2009.1

Duração

(em no. de aulas)

Temas a que se conecta

Habilidades a serem desenvolvidas

Materiais utilizados

Disparador

Orientações na abordagem do conteúdo

Sistematização e fechamento

Justificativa (explique como esta SD serve à apresentação, exercício, relação ativa do aluno com o conteúdo e/ou a bibliografia proposta)

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