O Lapf foi criado em 2008 no âmbito do Departamento de Educação da PUC-Rio, tendo sido registrado no diretório do CNPq entre 2009 e 2011. Seu objetivo foi a promoção da análise dos processos de agenciamento de identidades, memórias e territórios coletivos, em sua relação com os processos de produção e transmissão do conhecimento, tanto em suas modalidades escolares quanto não escolares. A partir de 2012, porém, suas atividades regulares foram encerradas. Este espaço permanece disponível como registro desta experiência de pesquisa e como meio para que seus antigos participantes eventualmente possam continuar divulgando e promovendo o tema.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI

A Organização para Educação, Ciência e Cultura das Nações Unidas (UNESCO) lança o publicação "Educação: um tesouro a descobrir", que traz destaques da publicação do Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, editado originalmente em 1996. Essa publicação fornece as principais pistas e recomendações do Relatório original para o delineamento de uma nova concepção pedagógica para o século XXI.

© 2010 UNESCO
Título original: Learning: the treasure within; report to UNESCO of the International Commission on Education for the Twentyfirst Century (highlights). Paris: UNESCO, 1996.

SUMÁRIO

A Educação ou a utopia necessária
Jacques Delors ........................................................5

PRIMEIRA PARTE: HORIZONTES

Capítulo 1. Da comunidade de base à sociedade mundial
Pistas e Recomendações ..........................................27

Capítulo 2. Da coesão social à participação democrática
Pistas e Recomendações ..........................................27

Capítulo 3. Do crescimento econômico ao desenvolvimento humano
Pistas e Recomendações...........................................29

SEGUNDA PARTE: PRINCÍPIOS

Capítulo 4. Os quatro pilares da educação
Pistas e Recomendações.............................................31

Capítulo 5. A educação ao longo da vida
Pistas e recomendações ..............................................32

TERCEIRA PARTE: ORIENTAÇÕES

Capítulo 6. Da educação básica à universidade
Pistas e Recomendações ...............................................33

Capítulo 7. Os professores em busca de novas perspectivas
Pistas e recomendações ..................................................34

Capítulo 8. Escolhas na área da educação: o papel do político
Pistas e recomendações ...................................................35

Capítulo 9. A cooperação internacional: educar a aldeia global
Pistas e recomendações ....................................................37

ANEXOS
O Trabalho da Comissão ...................................................39
Membros da Comissão.......................................................41
Mandato da Comissão ........................................................43
Endereço da Comissão.........................................................43

Link para publicação on-line (pdf, 392 kb)

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