RESUMO
O projeto destina-se a realizar a integração entre uma instituição de ensino técnico agrícola – a Escola Agrícola Municipal Nilo Batista - que atende a quatro comunidades remanescentes de quilombos da Região dos Lagos, e uma Instituição de Ensino Superior reconhecida nacionalmente por sua excelência na pesquisa educacional e formação de docentes – a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), com o objetivo de oferecer apoio à direção da escola e formação complementar ao seu quadro de professores no sentido de implementar a lei 10.639, assim como promover uma reflexão sobre um modo adequado de abordar a presença majoritária de estudantes quilombolas nesta escola. Para isso o projeto se propõe apoiar a produção de materiais especificamente relacionados ao público quilombola, assim como às suas comunidades de origem; apoiar iniciativas de atividades pedagógicas e de pesquisa dos corpos docente e discente desta sobre a realidade quilombola nos planos estadual e nacional; e, finalmente, integrar as atividades da escola e do Lapf por meio de estágios acadêmicos, intercâmbios presenciais e uma plataforma virtual interativa, de livre acesso pela rede mundial de computadores.
OBJETIVOS
O principal objetivo deste projeto é realizar uma intervenção combinada de pesquisa e qualificação em parceria com a Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, situada no município de Cabo Frio/RJ, mas que atende alunos provenientes das comunidades quilombolas Preto Forro, Rasa, Caveira e Botafogo (que somam algo em torno de 80% do seu total de alunos).
Os objetivos específicos, relacionados a este objetivo maior são:
Estimular a aplicação da Lei 10.639/03 e Lei 11.645/08 a partir de uma experiência concreta em torno das questões da etnicidade na escola citada, por meio da qualificação dos professores e do subsídio à produção de material didático sobre as comunidades quilombolas em questão;
Contribuir para o desenvolvimento de novas experiências de ensino/aprendizagem baseadas na pesquisa sobre os conhecimentos tradicionais e as histórias, cultura e o cotidiano das atuais comunidades quilombolas da região e do país.
Favorecer a utilização de novas tecnologias no processo de ensino/aprendizagem, com o uso de ferramentas de informática e internet, implicando na melhoria da infraestrutura e equipamento da escola participante, assim como na qualificação de alunos e professores nesta área;
EQUIPE
Coordenação:
-José Maurício Arruti (Coordenador– Prof. PUC-Rio)
-Suely Noronha (Pesquisadora Assistente – Mestranda / PUC-Rio / Bolsista Fundação Ford)
Equipe da Escola Agrícola Municipal Nilo Batista:
- Mediação entre Escola e Coordenação do projeto:
- Professoras (Bolsas TCT/FAPERJ):
-Ana Paula Siciliano Vargas
- Estudantes do ensino médio (Bolsas Jovens Talentos/FAPERJ):
-Matheus Benevonuto de Souza
-Samara Tavares Ribeiro
-Tatiana Pereira de Souza
Equipe Lapf/PUC-Rio:
- Pesquisadora: - Daniela Paiva Yabeta de Moraes
- Iniciação Científica:
-Rodolfo Silveira (Graduação em Geografia / FAPERJ)
- Camila de Souza Ferreira (Graduação em Literatura / PIBIC-PUC-Rio)
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