O Lapf foi criado em 2008 no âmbito do Departamento de Educação da PUC-Rio, tendo sido registrado no diretório do CNPq entre 2009 e 2011. Seu objetivo foi a promoção da análise dos processos de agenciamento de identidades, memórias e territórios coletivos, em sua relação com os processos de produção e transmissão do conhecimento, tanto em suas modalidades escolares quanto não escolares. A partir de 2012, porém, suas atividades regulares foram encerradas. Este espaço permanece disponível como registro desta experiência de pesquisa e como meio para que seus antigos participantes eventualmente possam continuar divulgando e promovendo o tema.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Escola, memória e território quilombola na Região dos Lagos

Projeto "Escola, memória e território quilombola na Região dos Lagos – apoio à implementação da Lei 10639/2003 e reflexão sobre uma proposta de educação diferenciada quilombola"

RESUMO
O projeto destina-se a realizar a integração entre uma instituição de ensino técnico agrícola – a Escola Agrícola Municipal Nilo Batista - que atende a quatro comunidades remanescentes de quilombos da Região dos Lagos, e uma Instituição de Ensino Superior reconhecida nacionalmente por sua excelência na pesquisa educacional e formação de docentes – a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), com o objetivo de oferecer apoio à direção da escola e formação complementar ao seu quadro de professores no sentido de implementar a lei 10.639, assim como promover uma reflexão sobre um modo adequado de abordar a presença majoritária de estudantes quilombolas nesta escola. Para isso o projeto se propõe apoiar a produção de materiais especificamente relacionados ao público quilombola, assim como às suas comunidades de origem; apoiar iniciativas de atividades pedagógicas e de pesquisa dos corpos docente e discente desta sobre a realidade quilombola nos planos estadual e nacional; e, finalmente, integrar as atividades da escola e do Lapf por meio de estágios acadêmicos, intercâmbios presenciais e uma plataforma virtual interativa, de livre acesso pela rede mundial de computadores.

OBJETIVOS
O principal objetivo deste projeto é realizar uma intervenção combinada de pesquisa e qualificação em parceria com a Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, situada no município de Cabo Frio/RJ, mas que atende alunos provenientes das comunidades quilombolas Preto Forro, Rasa, Caveira e Botafogo (que somam algo em torno de 80% do seu total de alunos).
Os objetivos específicos, relacionados a este objetivo maior são:

Estimular a aplicação da Lei 10.639/03 e Lei 11.645/08 a partir de uma experiência concreta em torno das questões da etnicidade na escola citada, por meio da qualificação dos professores e do subsídio à produção de material didático sobre as comunidades quilombolas em questão;
Contribuir para o desenvolvimento de novas experiências de ensino/aprendizagem baseadas na pesquisa sobre os conhecimentos tradicionais e as histórias, cultura e o cotidiano das atuais comunidades quilombolas da região e do país.
Favorecer a utilização de novas tecnologias no processo de ensino/aprendizagem, com o uso de ferramentas de informática e internet, implicando na melhoria da infraestrutura e equipamento da escola participante, assim como na qualificação de alunos e professores nesta área;

EQUIPE

Coordenação:
   -José Maurício Arruti (Coordenador– Prof. PUC-Rio)
   -Suely Noronha (Pesquisadora Assistente – Mestranda / PUC-Rio / Bolsista Fundação Ford)

Equipe da Escola Agrícola Municipal Nilo Batista:
  • Mediação entre Escola e Coordenação do projeto:
   -Simone Santiago (Diretora Adjunta da Escola Nilo Batista)
  • Professoras (Bolsas TCT/FAPERJ):
   -Marcelle Figueiredo
   -Ana Paula Siciliano Vargas
  • Estudantes do ensino médio (Bolsas Jovens Talentos/FAPERJ):
   -Gilsan de Souza Silva
   -Matheus Benevonuto de Souza
   -Samara Tavares Ribeiro
   -Tatiana Pereira de Souza

Equipe Lapf/PUC-Rio:
  • Pesquisadora:
  • - Daniela Paiva Yabeta de Moraes
  • Iniciação Científica:
   -Pedro Paulo Neves Portella (Graduação em Educação / FAPERJ)
   -Rodolfo Silveira (Graduação em Geografia / FAPERJ)
   - Camila de Souza Ferreira (Graduação em Literatura / PIBIC-PUC-Rio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário