O Lapf foi criado em 2008 no âmbito do Departamento de Educação da PUC-Rio, tendo sido registrado no diretório do CNPq entre 2009 e 2011. Seu objetivo foi a promoção da análise dos processos de agenciamento de identidades, memórias e territórios coletivos, em sua relação com os processos de produção e transmissão do conhecimento, tanto em suas modalidades escolares quanto não escolares. A partir de 2012, porém, suas atividades regulares foram encerradas. Este espaço permanece disponível como registro desta experiência de pesquisa e como meio para que seus antigos participantes eventualmente possam continuar divulgando e promovendo o tema.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O Quilombo vai à Escola: diversidade étnica, práticas escolares e políticas educacionais no estado do Rio de Janeiro.

Projeto "O Quilombo vai à Escola: diversidade étnica, práticas escolares e políticas educacionais no estado do Rio de Janeiro."

Resumo:
Este projeto toma por tema central as muitas formas pelas quais as diferenças atravessam as práticas de ensino, o cotidiano escolar e as políticas educacionais no Brasil. Parte do pressuposto do multiculturalismo como inerente à realidade escolar da sociedade brasileira, e do reconhecimento das múltiplas identidades como norte necessário para as políticas educacionais, o que implica não apenas a necessidade de tematizar tais direitos e identidades nos contextos escolares, mas pensar os conteúdos de forma a reconhecer a condição multicultural e coletiva do próprio conhecimento e de sua construção. Neste sentido, o projeto pretende atuar no campo da chamada “educação quilombola”, conjugando a ênfase nas políticas de educação diferenciada para grupos étnicos à recente inclusão, no currículo oficial da rede de ensino básico, de conteúdos relativos à história e cultura afro-brasileiras. Constitui objetivo geral deste projeto a criação de subsídios para a implementação, no estado do Rio de Janeiro, da lei nº 10.639/03, tomando como caso as comunidades quilombolas do sul do estado do Rio de Janeiro (municípios de Rio Claro, Mangaratiba, Paraty e Angra dos Reis). São seus objetivos específicos: produzir material didático e paradidático sobre comunidades negras rurais e quilombolas no sul do estado do Rio de Janeiro, a partir de oficinas de memória nas escolas e posterior levantamento e registro dos relatos de memória coletiva; desenvolver metodologias de ensino que absorvam o debate acerca da diversidade étnica, com destaque para o ensino de sociologia neste contexto; e avaliar a implementação de políticas de educação para as relações étnico-raciais nos municípios do sul fluminense, particularmente a experiência das escolas quilombolas, acompanhando e subsidiando os municípios na implementação de tais políticas. O que se pretende, ao final do processo, é o adensamento no vínculo ético entre o sistema de ensino público municipal e as comunidades do entorno, o amadurecimento do debate em torno dos conteúdos e parâmetros curriculares no que tange às relações étnico-raciais e a qualificação da produção bibliográfica acerca dos contextos comunitários.

Pesquisadores:

André Luiz Videira de Figueiredo (coordenador) – Doutor em Sociologia, Mestre em Antropologia, professor adjunto do Departamento de Letras e Ciências Sociais da UFRRJ;
Andrey Cordeiro Ferreira – Mestre e Doutor em Antropologia; Professor Adjunto do Departamento de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da UFRRJ;
José Maurício Paiva Andion Arruti – Mestre e Doutor em Antropologia, Professor do Departamento de Educação da PUC-Rio;
Luena Nunes Nascimento Pereira – Mestre e Doutora em Antropologia, Professora Adjunta do Departamento de Letras e Ciências Sociais da UFRRJ.Fonte:
Edital FAPERJ n.º 04/2010, Programa “PRIORIDADE RIO – Apoio ao estudo de temas prioritários para o Governo do Estado do Rio de Janeiro – 2010”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário