O Lapf foi criado em 2008 no âmbito do Departamento de Educação da PUC-Rio, tendo sido registrado no diretório do CNPq entre 2009 e 2011. Seu objetivo foi a promoção da análise dos processos de agenciamento de identidades, memórias e territórios coletivos, em sua relação com os processos de produção e transmissão do conhecimento, tanto em suas modalidades escolares quanto não escolares. A partir de 2012, porém, suas atividades regulares foram encerradas. Este espaço permanece disponível como registro desta experiência de pesquisa e como meio para que seus antigos participantes eventualmente possam continuar divulgando e promovendo o tema.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

A TEMÁTICA QUILOMBOLA NO BANCO DE TESES DA CAPES

RELATÓRIO PIBIC
A TEMÁTICA QUILOMBOLA NO BANCO DE TESES DA CAPES: MAPEAMENTO PRELIMINAR
Aluno: Alainaldo Onofre Cardoso
Orientador: José Maurício Arruti

RESUMO

Introdução
O presente relatório apresenta o levantamento e a análise quantitativa da participação da
temática quilombola na produção acadêmica registrada no banco de teses da CAPES. Este
mapeamento é parte dos esforços do Laboratório de Antropologia dos Processos de Formação
do Departamento de Educação da PUC - Rio em construir instrumentos e subsídios para
investigações sobre a condição das comunidades quilombolas do país e, em especial, com
relação à sua situação educacional.

Objetivos
Analisar quantitativamente a incidência da temática quilombola na produção acadêmica
registrada no banco de teses da CAPES no período compreendido entre 1990 a 2010.
Construir instrumentos e subsídios para investigações sobre a situação das comunidades
quilombolas do país com ênfase na perspectiva educacional.

Metodologia
A metodologia adotada consiste em: [1]. Localização das teses/dissertações sobre o
tema “Quilombo” na base de dados da CAPES; [2]. Inserir essas informações em uma
planilha do Programa Excel; [3]. Classificação desse material nas seguintes áreas do
conhecimento: Educação, Antropologia, História, Direito, Ciências Sociais e Outras; [4]. No
campo de educação, distribuição das teses nas seguintes categorias: Ano, Nível, Sobrenome,
Nome, Título, Área, Instituição, Outros dados de Referência, Orientador, UF, Resumos, Nível
de Ensino e Questão Analítica; [5]. Análise do material adquirido; [6]. Construção do
relatório parcial referente a este trabalho.

Conclusão
       Tendo em vista o andamento do projeto, defino como achado preliminar o aumento
significativo da produção acadêmica referente ao tema em questão a partir do ano de 2004.
Seu ápice ocorreu no ano de 2008 com a produção de 10 teses/dissertações de mestrado e uma
de doutorado. Essa informação me possibilita examinar acerca do que incidiu neste período
para fomentar o aumento significativo da produção acadêmica nessa direção.  Uma das
hipóteses é o lançamento do Programa Brasil Quilombola, em 2004, pela Secretaria Especial
para a Promoção da Igualdade Racial oferecendo maior visibilidade à causa quilombola no
âmbito nacional. Departamento de Educação.

Referências Bibliográficas
BARTH, FREDRIK. Os Grupos étnicos e suas fronteiras.Tradução de John Cunha
Comerford. São Paulo: UNESP, 1998.
ARRUTI, José Maurício Andion. A emergência dos “remanescentes”: notas para o diálogo
entre indígenas e quilombolas. In: Revista Mana 3 (2): pp. 7-38, 1997.
ARRUTI,José Maurício Andion. Quilombos. In: Raça: Perspectivas Antropológicas. [Org.
Osmundo Pinto]. ABA / Ed. Unicamp / EDUFBA.
ARRUTI, José Maurício Andion. Mocambo: Antropologia e História do Processo de
Formação Quilombola. Bauru, SP – Edusc, 2006. 370 p. (Coleção Ciências Sociais.

Clique aqui para ler o relatório na íntegra.

2 comentários:

  1. Sou professora pesquisadora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Desenvolvo pesquisa sobre a temática educação e quilombo. Ao ler o relatório intitulado: A TEMÁTICA QUILOMBOLA NO BANCO DE TESES DA CAPES, verifiquei um equívoco no último parágrafo da página 8.
    Nesta página, o relatório trata da minha pesquisa (Macêdo, 2008) e não da de SILVA (2004). Nesse sentido, existe equívoco no nome da pesquisadora e ano, como também da comunidade onde se realizou a pesquisa.
    O correto é:
    MACÊDO (2008) investigou a influência do currículo escolar na construção da identidade étnico-racial dos educandos quilombolas da Comunidade Araçá Cariaçá, localizada no município de Bom Jesus da Lapa, BA e concluiu que a escola demonstra desejo e preocupação para trabalhar a história e a cultura da comunidade, todavia, não consegue questionar e transgredir o currículo oficial com o intuito da sobreposição dos conteúdos tradicionalmente valorizados pelos estabelecimentos de ensino. Portanto, esta não acolhe as especificidades étnicas e culturais dos alunos que atende e propaga um currículo mono cultural e hegemônico que discrimina e exclui esta juventude perpetuando o silenciamento das culturas socialmente marginalizadas no processo educacional.
    Em tempo, aproveito a oportunidade para desejar a vocês um excelente 2012.

    Salvador, 28 de dezembro de 2011.
    Atenciosamente,
    Dinalva de Jesus Santana Macêdo
    Professora da Universidade do Estado da Bahia
    Mestre e Doutoranda em Educação e Contemporaneidade do Programa de Pós-Graduação da UNEB.

    ResponderExcluir
  2. Recebemos a mensagem acima, da profa. Dinalva Macêdo e, como o relatório já foi entregue e não é mais possível alterá-lo, resolvemos publica-la como comentário ao nosso post.
    Nos desculpamos sinceramente com a professora, comprometendo-nos a corrigir o erro em futuras oportunidades de trabalhar com o material.
    Até lá fica aqui este alerta aos leitores deste blog.
    jm arruti

    ResponderExcluir