O Lapf foi criado em 2008 no âmbito do Departamento de Educação da PUC-Rio, tendo sido registrado no diretório do CNPq entre 2009 e 2011. Seu objetivo foi a promoção da análise dos processos de agenciamento de identidades, memórias e territórios coletivos, em sua relação com os processos de produção e transmissão do conhecimento, tanto em suas modalidades escolares quanto não escolares. A partir de 2012, porém, suas atividades regulares foram encerradas. Este espaço permanece disponível como registro desta experiência de pesquisa e como meio para que seus antigos participantes eventualmente possam continuar divulgando e promovendo o tema.

quarta-feira, 2 de março de 2011

[Gra] Educação e Sociedade: As teorias do "Currículo" e os debates brasileiros contemporâneos



Plano de trabalho de Educação e Sociedade 
GRADUAÇÃO - LICENCIATURA
2011.1 - As teorias do "Currículo" e os debates brasileiros contemporâneos
José Maurício Arruti

Planejamento da primeira parte do semestre (matéria relativa ao G1)

Apresentação do tema do Curso: “A sociedade na escola e a escola na sociedade”
Apresentação da Ficha de Leitura, de uso obrigatório.


Entrando no assunto
Tomas Tadeu da Silva. “Documentos de Identidade”, pp. 11-27


Perspectiva Crítica: técnica x ideologia / conteúdo x processo
- “Documentos de Identidade”, pp. 29-64;
- P. Freire. “A pedagogia do Oprimido” (capítulos 2 e 3) [disponível on-line]


Sobre a Nova Sociologia da Educação
- “Documentos de Identidade”, pp. 65-81;
- Bourdieu. “Os três estados do capital cultural”, pp. 71-80.In: Escritos de Educação.


A emergência da Diferença e da Identidade como problema
- “Documentos de Identidade”, pp. 85-124;
- Vera Candau. “Educação Multicultural: tendências e propostas”, pp. 81-101. In: Sociedade, Educação e Culturas.


O momento “pós” e os “estudos culturais”
- “Documentos de Identidade”, pp. 111-150;
- Caterine Walsh. “Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver”, pp. 12-39. In: Educação Intercultural na América Latina (org. Candau)


A lei 10.639
- Mattos e Abreu. “Em torno das ‘Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana’: uma conversa com historiadores”. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 21, nº 41, 2008, p. 5-20. [disponível on-line]
- Renato Santos. “Refletindo sobre a Lei 10.639: possibilidades e necessidades do ensino de Geografia a partir de um tensionamento do Movimento Negro”.


Seminário de pesquisas em curso
Palestras de pesquisadores convidados


Revisão geral
Aula de discussão livre


Prova

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