O Lapf foi criado em 2008 no âmbito do Departamento de Educação da PUC-Rio, tendo sido registrado no diretório do CNPq entre 2009 e 2011. Seu objetivo foi a promoção da análise dos processos de agenciamento de identidades, memórias e territórios coletivos, em sua relação com os processos de produção e transmissão do conhecimento, tanto em suas modalidades escolares quanto não escolares. A partir de 2012, porém, suas atividades regulares foram encerradas. Este espaço permanece disponível como registro desta experiência de pesquisa e como meio para que seus antigos participantes eventualmente possam continuar divulgando e promovendo o tema.

terça-feira, 9 de março de 2010

Vídeos do Seminário Panorama Quilombola 2009 no Portal da PUC-Rio

Estão disponíveis no Portal PUC-Rio, desde o início do ano, as gravações das Mesas Redondas realizadas no âmbito do Seminário:

Panorama Quilombola: Experiências e Políticas em Educação, Terra e Cultura

Realizado entre 30 de novembro e 02 de dezembro de 2009, o seminário foi uma iniciativa do Lapf, do Dep. De Educação da PUC-Rio, e contou com o apoio do Dep. De Direito, de Koinonia – Presença Ecumênica e Serviço, assim como da Rede Educação Quilombola (http://groups.google.com.br/group/reduq).


Mesa Redonda 1 - Experiências e políticas oficiais em educação para quilombos
(Dia 30/11)
Na tarde do primeiro dia houve uma mesa redonda sobre Experiências e políticas oficiais em educação para quilombolas, moderada por Fátima Alves (Dep. Educação PUC-Rio), com os expositores Joseline Brandão (Secretaria de Cultura e Cidadania do Ministério da Cultura, Brasília, Cassius Cruz (Secr. de Educação do estado do Paraná e Willivane Melo (Secr. de Educação do município de Santarém – PA), contando com José Maurício Arruti (Dep. Educação PUC-Rio) como debatedor.
Para assistir, clique aqui:


Mini-Fórum sobre escolas quilombolas do Rio de Janeiro
(Dia 30/11)
Na noite do primeiro dia houve um diálogo sobre as escolas quilombolas do estado do Rio de Janeiro, com a presença de gestores municipais, diretores de escolas, educadores e lideranças quilombolas.
Para assistir, clique aqui:

Mesa Redonda 2 – Territórios e Direitos
(Dia 01/12)
Na manhã do segundo dia houve uma mesa Redonda sobre Territórios e Direitos moderada por José Maurício Arruti, com os expositores André Videira de Figueiredo (Dep. Ciências Sociais UFRRJ), Daniela Vargas (Dep. Direito PUC-Rio), e Ronaldo Santos (Coordenação da Associação de Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro – Aquilerj), contando como dDebatedor, o prof. Augusto Werneck (Dep. Direito PUC-Rio).
Para assistir, clique aqui:

Mesa Redonda 3 – Pesquisa e Prática na Educação para Quilombos
(Dia 01/12)
Na tarde do segundo dia houve uma mesa redonda sobre Pesquisa e Prática na Educação para Quilombos. A mesa, moderada por José Maurício Arruti, teve como expositoras Glória Moura (Dep. Educação UnB), Caroline Leal (PPGA da UFPE) e Vânia Guerra (contadora de histórias e liderança da comunidade quilombola da ilha da Marambaia) e como debatedora, Vera Candau (Dep. Educação PUC-Rio).
Para assistir, clique aqui:

Mesa Redonda 4 - Cultura e Mercado: Festa, Patrimônio e Turismo
(Dia 02/12)
Moderada por Nilton Santos (Dep. Antropologia UFF), a mesa sobre Cultura e Mercado, contou com os expositores Rebecca Luna Guidi (Centro Nacional do Folclore e Cultura Popular - CNFCP); Elaine Monteiro (Dep. Educação UFF e Coordenação do Pontão de Cultura do Jongo, RJ); Javier Alejandro Lifschitz (Dep. Ciências Sociais UNIRIO) e como debatedora Angela Paiva (Dep. De Sociologia e Política PUC-Rio).
Para assistir, clique aqui.


jm arruti

Nenhum comentário:

Postar um comentário