O Lapf foi criado em 2008 no âmbito do Departamento de Educação da PUC-Rio, tendo sido registrado no diretório do CNPq entre 2009 e 2011. Seu objetivo foi a promoção da análise dos processos de agenciamento de identidades, memórias e territórios coletivos, em sua relação com os processos de produção e transmissão do conhecimento, tanto em suas modalidades escolares quanto não escolares. A partir de 2012, porém, suas atividades regulares foram encerradas. Este espaço permanece disponível como registro desta experiência de pesquisa e como meio para que seus antigos participantes eventualmente possam continuar divulgando e promovendo o tema.

quarta-feira, 3 de março de 2010

[Gra] Antropologia e Educação - Conceitos básicos

Departamento de Educação
ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO
Graduação - EDU 1760 - 3as e 5as, 9hs-11hs

2009.1 – Uma introdução à Antropologia
Prof. José Maurício Arruti

Ementa:
Introdução aos conceitos e à história da Antropologia, com ênfase na noção de alteridade; na relação entre história, biologia e cultura; nas principais escolas de pensamento antropológico; e na análise de temas fundamentais à interface antropologia e educação: noção de pessoa, identidades sociais, etnocentrismo, racismo e relativismo, transmissão de conhecimento, entre outros.

Objetivos:
A) Apresentar algumas noções básicas sobre a história e os fundamentos conceituais da perspectiva e da disciplina antropológicas;
B) Introduzir a leitura de determinados temas básicos da reflexão antropológica, que se relacionem mais diretamente com as questões do campo da pesquisa e da prática educacional;
C) Debater um repertório mínimo de pesquisas sobre o universo escolar que assumam a perspectiva antropológica ou dialoguem diretamente com ela.

Plano de Curso

APRESENTAÇÃO
- Objetivos do curso / redação sobre o tema “natural, comum, diferente e desigual”
- Reflexão sobre as redações feitas na aula anterior e leitura em sala de aula de MINER, 1956.

1) CONCEITOS ELEMENTARES
4 aulas expositivas
LÉVI-STRAUSS, 1952; SAHLINS, 2003; BOHANNAN, 1966.

2) RELATIVISMO
4 aulas expositivas
Geertz, 1997, GEERTZ, 1978 , Geertz, 2001.

Revisão da matéria
Teste

3) FORMAÇÃO DO EU
2 aulas expositivas
GOFFMAN, 1985.

4) ALTERIDADES
4 aulas expositivas
DUMONT, 1992; NOGUEIRA, 1985; ARRUTI, 1997

Revisão da matéria
Teste

5) OLHARES ANTROPOLÓGICO SOBRE A ESCOLA
6 aulas expositivas
CÂNDIDO, 1964; ANDRÉ, 2007; McLAREN, 1991; VAN ZANTEN, 2000; FORQUIN, 1993
Seminários dos alunos

BIBLIOGRAFIA

ANDRÉ, M. E. 2007. Etnografia da Prática Escolar. Campinas, SP: Papirus (9 ed).
ARRUTI, José Maurício. 1997. “A emergência dos ‘remanescentes’ – notas para o diálogo entre indígenas e quilombolas”. MANA Estudos de Antropologia Social.
BOHANNAN, Laura. 2008 [1967]. “Shakespeare no Mato” (tradução de “SHAKESPEARE IN THE BUSH”, retirado do artigo “ ‘SHAKESPEARE IN THE BUSH’ - HISTÓRIA E TRADUÇÃO”. Tradução e Comunicação - Revista Brasileira de Tradutores, nº. 17, Ano, p. 135-159.
CÂNDIDO, Antônio. 1964. “A estrutura da escola”. Em: PEREIRA, Luiz, FORACCHI, Marialice M. Educação e sociedade - leituras de sociologia da educação. São Paulo : Nacional, p. 107-128
Dumont, Louis. 1992. “Introdução”. In Homo hierarchicus. O sistema das castas e suas implicações. pp. 49-67.
FORQUIN, Jean-Claude. 1993. “As implicações educativas do pluralismo cultural”. Em: Escola e Cultura – as bases sociais e epstemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, pp. 123-143.

GEERTZ, Clifford. 1978. Descrição Densa: por uma teoria interpretativa da cultura. Em: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar: 13-41.

GEERTZ, Clifford. 2001. “Anti anti-relativismo”. In Nova Luz sobre a Antropologia. Cap. 3. pp-47- 67. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor.

GEERTZ, Clifford. 1997. "Do ponto de vista dos nativos: a natureza do entendimento antropológico". Em: O Saber Local. Petrópolis: Vozes, pp. 85-110.

GOFFMAN, Erving. 1985. A Representação do Eu na Vida Cotidiana. Petrópolis: Ed. Vozes. Introdução, Caps. 1 e 2.

LÉVI-STRAUSS, Claude. 1976 [1952]. “Raça e História”. In: Antropologia Estrutural II. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, (Cap. XVIII).

McLAREN, Peter. 1991. Rituais na escola: em direção a uma economia política de símbolos e gestos na educação. Petrópolis: Vozes.

MINER, Horace. 1956. O ritual do corpo entre os sonacirema. American Anthropologist 58. (trad. Eduardo Viveiros de Castro - mimeo sem data).

NOGUEIRA, Oracy. 1985. Preconceito racial de marca e preconceito racial de origem. Em Tanto preto quanto branco: estudos de relações raciais. São Paulo: T. A. Queiroz Editora.

SAHLINS, Marshall. 2003. “La pensée bourgeoise – a sociedade ocidental enquanto cultura” e “Conclusão: a atualidade da ordem cultural”. Em: Cultura e Razão Prática. Rio de Janeiro: Zahar Editores (pp. 166-178 e 204-219)

VAN ZANTEN, Agnès. 2000. Cultura da rua ou cultura da escola?. Educ. Pesqui. [online], vol. 26, no. 1, pp. 23-52.

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