O Lapf foi criado em 2008 no âmbito do Departamento de Educação da PUC-Rio, tendo sido registrado no diretório do CNPq entre 2009 e 2011. Seu objetivo foi a promoção da análise dos processos de agenciamento de identidades, memórias e territórios coletivos, em sua relação com os processos de produção e transmissão do conhecimento, tanto em suas modalidades escolares quanto não escolares. A partir de 2012, porém, suas atividades regulares foram encerradas. Este espaço permanece disponível como registro desta experiência de pesquisa e como meio para que seus antigos participantes eventualmente possam continuar divulgando e promovendo o tema.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Seminário da UFRRJ debate Educação do Campo: Povos Tradicionais e Movimentos Sociais



 


No dia 01 de março, acontece na sede da Associação de Remanescentes do Quilombo de Santa Rita do Bracuí (ARQUISABRA), Angra dos Reis, RJ, o 1º Seminário Educação do Campo: Povos Tradicionais e Movimentos Sociais. O evento é uma realização do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ e organizado pelos educandos da regional sul fluminense.
O curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFRRJ, iniciado em 2010, tem por objetivo a formação de professores para as escolas do campo do Rio de Janeiro, habilitando-os em duas áreas: ciências humanas e agroecologia. O seminário faz parte das atividades relativas ao tempo-comunidade do curso, que opera segundo a pedagogia da alternância.
A regional sul fluminense conta exclusivamente com educandos quilombolas, indígenas e caiçaras, o que torna o presente seminário um espaço privilegiado para discutir as especificidades da educação do campo voltada para povos e comunidades tradicionais.

Serviço:
1º Seminário Educação do Campo: Povos Tradicionais e Movimentos Sociais.
Data: 01 de março de 2011
Hora: Das 9hs às 18hs
Local: na sede da Associação de Remanescentes do Quilombo de Santa Rita do Bracuí (ARQUISABRA), à Estrada de Santa Rita I, Santa Rita do Bracuí, Angra dos Reis (RJ)

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Fonte: NAPP-UFRRJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário